segunda-feira, 23 de março de 2009

1909 - CENTENARIO DO PASTOR ANTONIO MARQUES LISBOA DORTA - 2009



PASTOR ANTONIO MARQUES LISBOA DORTA

O Pastor Antonio Marques Lisboa Dorta nasceu a 5 de janeiro de 1909, em Tatuamunha, Porto Calvo (AL), filho de Alipia Lisboa e Júlio Ferreira Dorta, membro da PIB Maceió (AL). Segundo informação oral obtida na PIB Maceió, na década de oitenta, de uma irmã idosa, os primeiros nomes ele teria recebido em homenagem ao pastor Antonio Marques, que pastoreava a Igreja Batista de Maceió (AL), instrumento da conversao do seu pai.

Antonio Marques Lisboa Dorta se converteu ao Evangelho em 1922 e foi batizado nesse mesmo ano. Sentindo a chamada para o Ministério da Palavra, estudou inicial- mente no Colégio Batista Alagoano dirigido pelo missionário John Mein. Transferido para o Colégio Americano Batista concluiu o Curso Bacharel em Ciências e Letras. No Seminário Teológico Batista estudou de 1931 a 1933, recebendo o Grau de Bacharel em Teologia e de 1934 a 1937, recebendo o grau de Mestre em Teologia. No ano de 1939 apresentou sua tese de Doutorado no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Consagrado ao Ministério Pastoral na Igreja Batista Betel, em Maceió (AL), em 18 de outubro de 1934, pastoreou aquela Igreja até o ano de 1936, pastoreando as Igrejas Batistas de Porto de Pedras e de Tatuamunha (todas em Alagoas). Em Maceió organizou a Igreja Batista de Nova Sião, congregação da Igreja Batista Betel. Deixando o campo alagoano, em Recife pastoreou as Igrejas Batistas da Estância, 2ª da Torre, da Vitória (Torre), de São Lourenço da Mata, Evangélica Batista da Várzea e a 1ª Igreja Evangélica Batista da Torre (por quarenta e tres anos).

O pastor Antonio Dorta levou as igrejas que pastoreava a fundar congregações e organizar novas Igrejas. Sob sua liderança foram fundadas as Igrejas Batistas de Maria Farinha e de Paratibe (em Paulista), 2ª de Camaragibe, 2ª de São Lourenço da Mata e de Tiuma (em São Lourenço da Mata), Central de Carpina, de Piedade e de Candeias (em Jaboatão), de Casa Forte, do Engenho do Meio e de Caxangá. Professor do Seminário Teológico Batista, do Seminário de Educadoras Cristãs e do Colégio Americano Batista, também serviu na Junta Administrativa deste último.

Preocupado com a questão social lutou para a fundação do Hospital Evangélico de Pernambuco, sendo seu membro fundador e integrante da sua direção por toda a vida, inclusive presidente. Idealizou o Lar Batista para Anciãos, sonho que a Associação dos Diáconos Batistas de Pernambuco concretizou, sendo seu capelão até os últimos dias de vida.

O pastor Antonio Marques Lisboa Dorta casou, em primeiras núpcias com Dona Cleusa Pontes Dorta, com quem teve quatro filhos: Cleide Dorta Benjamin (profes- sora), casada com Efraim Pinto Benjamin (diácono); Nedir Dorta Santiago Pereira; Jason Júlio Pontes Dorta e Evia Pontes Dorta Jofilsan.

O pastor Antonio Marques Lisboa Dorta foi chamado à presença do Senhor em 9 de maio de 1993, aos oitenta e quatro anos.

quarta-feira, 4 de março de 2009

O PASTOR JOAQUIM COSTA CHAMADO Á CASA PATERNA



O PASTOR JOAQUIM COSTA CHAMADO À CASA PATERNA
Francisco Bonato Pereira
Joaquim da Silva Costa, servo do Deus Altíssimo, foi chamado à Casa Paterna na tarde da quinta feira, 19 de fevereiro de 2009. O reverendo Joaquim era pastor da IB Nova Alvorada, em Vila Velha (ES), quando faleceu vitimado por ataque cardíaco fulminante, aos cinqüenta e dois anos de idade.
A IB Nova Alvorada celebrou três Cultos em Ação de Graças ao Senhor pela vida de seu pastor Joaquim Costa: (a) às 19 horas do dia 19, com a presença de membros da Igreja e amigos chegados como Prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga e o Senador Magno Malta (pastor, colega de turma) que recordou a convivência na IB Cachoeiro do Itapemirim, o período do curso no Seminário, a amizade com a família de Joaquim e de Adelina, manifestando a saudade pela partida do amigo; (b) na madrugada do dia 20, com alguns pastores do campo capixaba, com momentos de cânticos e adoração que emocionaram a todos; (c) às 10 horas do dia 20, com a presença de uma multidão de cristãos batistas, oitenta e cinco pastores e familiares, inclusive as cunhadas Cristina, Sandra e Amélia, chegadas de Pernambuco. A presença de tantos amigos-irmãos num momento em que as igrejas se preparavam para acampar foi algo emocionante para a Igreja e para a família; (d) A IB Presidente Kennedy, em Presidente Kennedy (ES), terra natal de Joaquim Costa, situada a 160km de Vila Velha, celebrou quarto culto onde o Pastor Cenildo Rangel, trouxe a mensagem, recordando a vida e o exemplo de Joaquim Costa, que servindo a Deus, serviu aos homens, sabendo que ser cidadão do Reino Celeste em breve passagem na Terra aguardava a ida para a Pátria Celeste. Trouxe palavra de conforto e consolo a Adelina, Ellen e Kelly, lembrando que Joaquim as aguarda na mansão celeste para onde os remidos iremos viver com o Senhor. O culto participaram membros da Igreja, amigos, familiares e mais de 25 pastores do campo, muitos testemunhando sobre a vida do pastor Joaquim Costa. O corpo foi sepultado no Cemitério de Presidente Kennedy às 17h30min. A esposa, filhas, cunhadas e familiares foram para a residência da família, na praia de Marobá, em construção (Cristina Nóbrega - cristinanobrega@gmail.com).
O pastor Joaquim da Silva Costa era pastor da IB Nova Alvorada, em Vila Velha (ES), ministério que exercia há dez anos. Capixaba de Presidente Kennedy, convertido ao Evangelho de Jesus Cristo, chamado ao ministério e recomendado pela IB de Cachoeiro do Itapemirim ao Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), concluindo o Curso de Bacharel em Ministério Cristão na turma de 1982. Casado com Adelina Maria Nóbrega Mendes, pernambucana, pai de duas jovens universitárias Ellen (concluinte de Comercio Exterior) e Kelly (acadêmica de Matemática).
O pastor Joaquim Costa foi consagrado ao ministério pastoral em Pernambuco, onde pastoreou a PIB Vitória de Santo Antão (1988 -1990). Exercia o pastorado da IB Alvorada, em Vila Velha (ES) há dez anos. Exerceu a presidência do Conselho administrativo do Seminário Teológico Batista do Espírito Santo (2004 – 2005).
A imagem pessoal que guardo de Joaquim, é sua figura simpática e sempre sorridente, ao lado da Adelina, sentados junto da quadra de futebol. Os contemporâneos do STBNB o apelidado carinhosamente de "Bareta".
O pastor Levi de Paula Freitas, amigo e contemporâneo do STBNB, enviou a mensagem à família de Joaquim Costa: “Fé e Bálsamo. Estes dias analisava os momentos polares que cada um de nós experimentamos entre a alegria e a dor (guardando as devidas proporções de cada um - pois cada realidade pessoal é perceptivamente diferente mesmo frente ao mesmo fato). Veio-me um pensar acerca do como se dá tais experimentos frente a nossa fé. Ela serve para apenas consolar como instrumento de auto-estima, ou no popular: levantar o moral frente ao experimento vivenciado. Ou será que realmente ela se transforma em bálsamo espiritual e emocional, na certeza absoluta do cuidado e do carinho de Deus? Lembrei-me de algumas pessoas que experimentam situações de extrema dor e outras de extrema alegria. Recordei-me que neste momento de vivencia o que estas pessoas menos queriam era ouvir a célebre frase: "Deus está no controle". Na verdade Deus sempre é criticado e ou questionado nos momentos de profunda dor. Todavia, se nos recordamos de Abrão, um homem, cuja Bíblia não relata seu questionamento ao seu Senhor, antes relata a experiência de uma fé balsâmica no fato relacionado ao sacrifício de seu filho Isaac, e que por isso recebeu a Graça de Deus. Se pensarmos na história de Jó que em meio ao sofrimento chamou a todos de louco, mas manteve-se fiel na fé balsâmica ao seu Senhor. E se por fim nos recordamos de Jesus, na figura humana, que na profecia de Isaias iria sofrer tanto que sua face seria desfigurada, fato que ocorreu, ao ponto de seu suor se transformar em gotas de sangue, mas que foi balsameado pelo Pai ao ponto que os discípulos viram sua face brilhar como o sol. Se pensarmos nestes fatos bíblicos e em tantos outros, nos é possível tirar uma conclusão, que torna verdade a poesia do hino: "aflito e triste coração, Deus cuidará de ti". Abraços e sentimentos”. Levi Paula (2009/2/19) - levipaulaf@gmail.com
Oremos ao Senhor para que conforte sua esposa Adelina, suas filhas Ellen e Kelly e demais familiares. E a lembrança da sua vida sirva de estímulo para nós outros que fomos influenciados por Joaquim, um servo temente a Deus.
Ao Senhor Deus de Abraão, Isaque, Jacó e de Joaquim, e a Jesus Cristo, seu filho, nosso Salvador e ao Espírito Santo, nosso Consolador, sejam dadas toda honra, glória e louvor.

IB de Siriji(PE)